top of page

Supremo Conselho SCBREAA presente no 2º Congresso do Grande Oriente da CMB



Nos dias 3, 4 e 5 de Maio de 2024, o Supremo Conselho do Brasil dos Inspetores Gerais Cavaleiros Comandantes da Casa do Templo de Salomão, Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito, esteve representado no 2º Congresso Maçônico do Grande Oriente da Corporação Maçônica da Bahia (CMB), realizado nos Orientes de Paulo Afonso e Glória, na Bahia.


A delegação do Supremo Conselho foi liderada pelo Soberano Grão-Duque Escocês Nelson Luiz Frare, acompanhado pelo Grande Secretário Geral Eduardo José Tomanik, o Secretário de Relações Exteriores Benedito Marques Ballouk Filho (Sereníssimo Grão-Mestre do GOSP) e Celso Abrahão, Grande Secretário de Educação.


Durante o evento, os representantes do Supremo Conselho foram cordialmente recebidos pelo Grão-Mestre do Grande Oriente da CMB, Alexandre Monteiro, e pelo Grão-Mestre Adjunto da CMB, Jorvan Andrade.


Esse encontro proporcionou uma oportunidade valiosa para fortalecer os laços de amizade e fraternidade entre as instituições maçônicas.




Na ocasião, Eduardo José Tomanik apresentou a estrutura atual do SCBREAA, destacando o crescimento e a organização dos membros de fundação de Altos Corpos, evidenciando a importância da estruturação e do planejamento no fortalecimento da Ordem.


Além disso, o Soberano Grão-Duque Escocês Nelson Luiz Frare proferiu uma palestra elucidativa sobre "A Origem do Rito Escocês Antigo e Aceito", compartilhando conhecimentos históricos e filosóficos fundamentais para compreender a tradição maçônica.



Como parte das atividades do Congresso, o Secretário de Educação Celso Abrahão ministrou a palestra "O Aproveitamento do Potencial Humano pela Maçonaria", ressaltando a importância da Ordem como agente de desenvolvimento pessoal e social.






Durante o evento, o Soberano Grão-Duque Escocês Nelson Luiz Frare foi homenageado com o título de Defensor Perpétuo do Grande Oriente da CMB, em reconhecimento à sua dedicação, empenho e verdadeiro espírito maçônico.


Também de tal forma os Irmãos Benedito Marques Ballouk Filho Grande - Secretário de Relações Exteriores do SCBREAA e o Irmao Arnaldo Braga Cardoso foram agraciados com o mesmo titulo.


A participação do Supremo Conselho SCBREAA no 2º Congresso do Grande Oriente da Corporação Maçônica da Bahia (CMB) reforça o compromisso mútuo de promover os valores maçônicos e fortalecer os laços de fraternidade e conhecimento entre os irmãos maçons em todo o Brasil.


255 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page